Conhecida pela riqueza de recursos naturais a Amazônia possui a maior biodiversidade do planeta, mas esse bem da humanidade está sentindo o efeito do aquecimento global. Segundo dados do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), até 18% da área de mata nativa passarão a ter uma vegetação parecida com a do cerrado.
O aumento da temperatura na região será entre 2 e 3 graus Celsius em contrapartida, as chuvas diminuíram levando a "savanização" da floresta. A floresta considerada uma das dez "maravilhas naturais", pela WWF corre o risco de desaparecer caso medidas para conter a exploração predatória de madeira não seja tomada.
O processo de desmatamento foi impulsionado pelas grandes obras de infra-estrutura, expansão da agricultura e pecuária. Além disso, o abate das árvores para fins comerciais e a falta de fiscalização do governo favoreceu a lucrativa especulação fundiária das terras públicas.
Apesar dos números serem alarmantes, nos últimos três anos os índices de desmatamento da floresta tem atingido cerca de 20 mil quilômetros ao quadrado por ano. Os estudos não estão levando em conta a ação do homem no meio ambiente, o que poderia agravar ainda mais o quadro.
A Amazônia tem um papel importante para o planeta, pois mantém a temperatura em equilíbrio no clima global. Com isso, a possível degradação do meio ambiente causaria a diminuição da água disponível, afetaria a biodiversidade, a agricultura e a saúde humana, segundo parecer do Painel Internacional sobre Mudanças Climáticas (IPCC).
terça-feira, 22 de maio de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário