terça-feira, 15 de maio de 2007

É hora de acordar

Mudanças climáticas bruscas são registradas no mundo todo, fenômenos extremos como furacões, tufões, ciclones, tempestades tropicais e inundações tomam conta dos noticiários e atingem a sociedade civil. O aumento na temperatura da superfície da terra está provocando efeitos devastadores.

Esse tema é abordado no documentário “Uma Verdade Inconveniente” protagonizado pelo ex-candidato à presidência dos Estados Unidos, Al Gore. O longa-metragem mostra através de gráficos, números, imagens e experimentos as alterações climáticas que o planeta vem sofrendo. Para o homem que dedicou 40 anos à ecologia, as previsões são claras e pouco otimistas a respeito do futuro do mundo se nada for feito.

Pontos importantes da vida de Gore são evidenciados como: o acidente de seu filho, a morte da irmã mais velha por câncer pulmonar causado pelo fumo (sua família tinha plantação de tabaco) e a candidatura à presidência.

Conforme Al Gore, o aquecimento atmosférico derrete as calotas polares levando à dessalinização das águas oceânicas. Assim como as mudanças radicais nos ecossistemas e na capacidade imunológica de seres humanos. Ele explica que a liquefação do gelo pode levar a inundação de cidades próximas ao mar. Além de apresentar embasamento, o documentário faz uma crítica às políticas de irresponsabilidade ambiental.

Em fevereiro desse ano novos alarmes foram feitos por um relatório divulgado pelo (IPPC, em inglês) Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas, a temperatura da terra aumentará 4º C até o fim desse século e aponta o homem como culpado pelo aquecimento global.

Nenhum comentário: